quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Não sei quantas almas tenho (Fernando Pessoa)

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo, 
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.
(Fernando Pessoa)


4 comentários:

  1. Bom dia meu adorável amigo.
    A felicidade está em valorizar os momentos do presente pois são e únicos e especiais. Nada de ficar sofrendo pelo que passou ou fazendo conjecturas para o futuro. O futuro a Deus pertence, né meu amigo. O importante é ser feliz "AGORA". Tenha um dia super feliz.
    Meu beijinho com carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida e adorável amiga Gracita!!!
      Verdade minha amiga, a felicidade tem que ser aqui e agora... outro tempo não existe... não podemos vivê-lo...
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua maravilhosa presença e com seu carinho, vaelu!!!
      Tenha uma linda e abençoada semana!!!
      Beijinhos com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  2. Fernando Pessoa não sabia quantas almas tinha... e eu fico pensando que talvez ele tivesse várias, uma por cada heterónimo ...
    E esta minha cabeça louca conclui que o apelido dele não devia ser Pessoa, mas sim Pessoas kkkkk
    Eu adoro Fernando Pessoa mas alguns de seus poemas são complicados de entender, pelo menos para mim. Não é que eu seja muito burra mas gosto de entender tudo logo à primeira sem ter de cansar muito meus neurónios e com o Fernando isso não é assim tão linear. Já penei bastante em algumas provas de Literatura portuguesa kkkkk
    Luis, conhece um poema dele que é mais ou menos assim?
    "Em horas 'inda louras
    Lindas, Belindas e Clorindas, brandas,
    Brincam no tempo das berlindas
    As vindas vendo das varandas.
    E de onde vêem vir a rir as vindas
    Fitam a fio as frias bandas"
    Ahahahahahahah! Este é dos fáceis e bastante engraçado.
    "Oh mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal" - Este está perfeitamente actual. Pelo caminho que vamos, daqui a pouco o Atlântico vai ter tanta concentração de sal das nossas lágrimas que a gente vai conseguir ler o jornal deitado no mar sem ir ao fundo, como no Mar Morto.
    Não sei se Ayn Rand tem razão nessa frase sobre a felicidade...
    Sem isso não podemos ser felizes... é uma condição necessária, mas acho que pode não ser suficiente.Pelo menos para mim não é, pois a minha felicidade depende de muita coisa que não tem a ver comigo nem com os meus valores.Não basta eu me realizar e atingir minhas metas para eu ser feliz... como o serei se vejo tanta infelicidade ao meu redor?
    Querido amigo, tenha uma semana feliz e abençoada
    Beijinhos no coração
    Moçoila

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida amiga Gatinha, bom dia!!!
    Verdade minha amiga, tinha várias, uma para cada poema...
    Já li muitos poemas de Fernando Pessoa, mas não conhecia esse que você colocou, é lindo, como sempre...
    Deixei este blog parado por um tempo, ele me faltou, não percebi o seu comentário, só agora fui ver...
    Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua maravilhosa presença, com seu lindo comentário e com seu carinho, valeu!!!
    Tenha também um lindo e feliz dia!!!
    Beijinhos no coração e muita paz!!!

    ResponderExcluir